1º dia do Enem teve textos longos, citação a 'Admirável Gado Novo', redação elogiada e abstenção menor
22/11/2021 17:18 em Educação

Foto: Érico Andrade/g1

A prova do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 teve trechos da música "Admirável Gado Novo", de Zé Ramalho, além de canções de Gonzaguinha e Chico Buarque e de perguntas sobre racismo, escravidão, erotização da mulher e questão indígena.

 

Única parte discursiva e uma das mais temidas do exame, a redação teve como tema "invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Professores ouvidos pelo g1 elogiaram a escolha do assunto. Segundo dados mais recentes, o Brasil tem cerca de 3 milhões de pessoas sem nenhum documento.

 

Foram 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Considerada dentro dos padrões do Enem, a prova testou a capacidade de interpretação dos candidatos ao trazer textos longos.

 

Alguns candidatos definiram a prova como "intrigante", "desgastante", "tensa" e 'complicada".

 

A aplicação da prova ocorreu em meio a uma crise no Inep, com o pedido de demissão em massa de servidores e denúncias de tentativa de interferência do governo federal na elaboração da prova.

 

Em entrevista à imprensa após o exame no último domingo, 21, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, negou qualquer ingerência na prova e disse que o Enem deste ano segue "o mesmo padrão" de edições anteriores.

Por G1 Globo

COMENTÁRIOS