Cerca de 500 pássaros silvestres são apreendidos dentro de carro em fiscalização da polícia na BA
13/01/2020 09:46 em Policial

Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação

Cerca de 500 pássaros silvestres foram apreendidos dentro de um carro na noite de sábado (11), em uma fiscalização feita pela polícia na BR-116, altura de Jequié, no sudoeste da Bahia.

 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois homens passavam de carro no km 667, quando o motorista não obedeceu a ordem de parada e tentou fugir dos policias.

 

Segundo a PRF, a dupla foi parada após alguns quilômetros de perseguição. Durante a busca no veículo, os agentes encontraram cerca de 500 aves silvestres das espécies azulão, canário-da-terra, cardeal, sofrê, pássaro-preto, bigode, papa-capim, coleira, saíra e guriatã. A PRF informou que elas estavam presas em 12 gaiolas, com falta de higiene e situação de maus tratos.

 

Ainda conforme a PRF, o motorista do veículo, que não teve a identidade revelada, assumiu a responsabilidade pela captura dos animais e disse que não tinha autorização do órgão ambiental para criação. Ele informou que adquiriu os pássaros na zona rural de Jequié e que pretendia comercializar os animais na cidade baiana de Poções, sendo vendidos por R$ 10 cada.

 

O suspeito vai responder na Justiça Criminal por crime contra o meio ambiente. Não há detalhes se a outra pessoa que estava no veículo foi autuada. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental, onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.

 

Por G1 Globo

COMENTÁRIOS