Quijingue encerra novenário de São João com procissão motorizada
25/06/2020 08:26 em Cultura

Foto: reprodução

Festa popular de cunho religioso, a comemoração de São João é o principal acontecimento festivo de Quijingue,  município localizado no território do sisal, onde o santo a reverenciado. A Paróquia de São João Batista manteve a tradição do novenário e a missa de encerramento da festa foi celebrada na manhã de quarta-feira, dia 24, diferente dos anos anteriores, que eram celebradas à tarde, motivada pela não realização da festa profana no Arraiá do Triunfo que geralmente a programação se estendia até o inicio das manhãs.

 

Por conta da pandemia, a programação religiosa sofreu outra inédita mudança, os devotos, que tradicionalmente se reuniam na igreja, foram obrigados assistirem as celebrações do novenário que começou no dia 15 através das transmissões pelas redes sociais e a procissão com a imagem de São João percorreu ás ruas em carro aberto, seguido por um carro de som e mais dois veículos, onde estavam os padres da Paróquia, também transmitida ao vivo. A procissão saiu da igreja as 08h30 e retornou ás 10h, onde foi celebrada a missa de encerramento dos festejos.

 

Tradicionalmente nos três últimos dias do novenário, acontece os festejos juninos no Arraiá do Triunfo, como é conhecido por ser uma das melhores festas regionais e sempre aguardada com muita expectativa pelos foliões, principalmente aqueles que moram em outros municípios e são naturais de Quijingue, mas 2020 fica marcado pela não realização por causa da pandemia do novo Coronavírus.

 

A paróquia de São João Batista em Quijingue está subordinada a Diocese de Serrinha, e o mesmo santo é padroeiro de Barrocas que também realizou atividades remotas por conta da pandemia.

Por Calila Notícias

COMENTÁRIOS