Começa teleperícia do INSS
16/11/2020 17:49 em Geral

Foto: Mais News

O INSS começou nesta segunda-feira, dia 16 de novembro, a realização remota de perícias médicas no instituto. Por enquanto, o procedimento só vai valer para a concessão de auxílio-doença.  Vão participar apenas empresas conveniadas com o INSS. 

A teleperícia vai funcionar da seguinte forma: a empresa contrata um médico do trabalho que acompanha o trabalhador doente durante a consulta com o perito da previdência por meio de vídeo. O médico da empresa faz a avaliação no local e o perito federal avalia do outro lado da tela, se concede o auxílio ou não. 

A medida foi uma sugestão do INSS após o tribunal de contas da união solicitar outra via de atendimento no período da pandemia. 

A associação americana dos profissionais de medicina recorreu da medida no supremo tribunal federal alegando que o pedido do TCU extrapola as normas da comissão médica federal, que proíbe a telemedicina. 

O Supremo Tribunal Federal rejeitou o recurso alegando a necessidade neste momento de pandemia. O INSS deverá abrir em breve a opção de teleperícia para empresas que não são conveniadas com o órgão.

Por Mais News

 

COMENTÁRIOS