Fifa anuncia teste de substituições em caso de concussões e prorroga cinco trocas por jogo
17/12/2020 08:19 em Esporte

Foto: Divulgação/FIFA

Em reunião realizada nesta quarta-feira (16), a Fifa e a International Football Association Board (Ifab) discutiram ajustes sobre as substituições no futebol. No encontro, as entidades aprovaram um período teste para substituições em casos de concussão e discutiram sobre a quantidade de mudanças de jogadores por partida. 

 

A Fifa e Ifab definiram, após avaliação de interesses e recomendações, que a partir de janeiro as competições nacionais e internacionais podem solicitar o uso da fase teste para substituições de jogadores em situações de suspeita de concussão.

 

Entendo a seriedade dos casos, as entidades vão permitir que, ao longo da temporada de 2021, as competições possam adotar a medida e que as equipes as utilizem, se necessário. A substituição deverá tirar o jogador com suspeita de concussão de campo, sem possibilidade de retorno, e poderá colocar um outro jogador no lugar, independente da quantidade regular de trocas que as equipes já tenham feito em uma partida.

 

As competições e clubes que utilizarem da medida em fase de teste vão relatar sobre a experiência para as entidades posteriormente. 

 

Outro assunto discutido pela Fifa e pela Ifab foram as atuais cinco substituições por time em casa jogo. A medida foi prorrogada até dezembro de 2021 e poderá ser mantida em campeonatos internacionais que tenham previsão de término até julho de 2022. 

 

Na reunião, a Fifa ainda posicionou que vai analisar o desenvolvimento do VAR para práticas futuras de análises, além de tentar inovar a tecnologia para torná-la mais acessível para competições menores.

Por Bahia Notícias

COMENTÁRIOS