Foto: Jose Cruz/Agência Brasil/Arquivo
A Justiça Eleitoral providenciou uma novidade às urnas eletrônicas para a votação de 2022: agora, eleitores terão um segundo extra para conferir cada voto digitado nos equipamentos.
Após o eleitor digitar o número do candidato, a tela dará um curto intervalo para mostrar um aviso: "confira seu voto". Dessa forma, o eleitor vai observar se o número e o candidato estão corretos.
Mesmo que o eleitor tente confirmar ou corrigir o voto, a urna não vai atender ao comando durante esse segundo. Em vez disso, vai apenas emitir um alerta sonoro.
Caso isso ocorra, a votação seguirá normalmente. Não haverá interrupção nem anulação de voto, e não será preciso recomeçar o processo. Quem apertar a tecla "confirma" no intervalo de um segundo não precisará se preocupar, pois também não perderá o voto.
Quando o aviso de "confira seu voto" se apagar, o eleitor pode apertar o botão "confirma", de cor verde, e seguir a votação – ou apertar o "corrige", de cor laranja, e digitar um novo número para aquele cargo.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça que o registro do voto só ocorre depois que o eleitor aperta a tecla "confirma".
O tempo de um segundo antes da confirmação será aplicado em cada voto, para cada um dos cinco cargos.
- Deputado federal (quatro dígitos);
- Deputado estadual ou distrital (cinco dígitos);
- Senador (três dígitos);
- Governador (dois dígitos);
- Presidente (dois dígitos).
Após a confirmação do último voto, para presidente, a tela exibirá a mensagem "fim" – e o eleitor ouvirá o mesmo aviso sonoro já conhecido das eleições anteriores.
Por Correio 24horas