Além de artesão, Lourinho é guia de observação de pássaros e fotógrafo. Foto: Divulgação
O fotógrafo, guia de observação de pássaros e artesão Lourinho Reis fará nos dias 10 e 11 de dezembro em Euclides da Cunha uma exposição de artesanato sustentável.
O trabalho do artista euclidense estará dentro da programação da Mostra de Arte Aldir Blanc, que acontecerá na Casa da Cultura e reunirá a produção de outros artistas locais, em áreas também como teatro, música e artes plásticas.
Como artesão, o trabalho de maior destaque e identidade de Lourinho é a confecção, em madeira, de araras azuis de lear, ave rara, nativa da região e com risco de extinção. De tão bonita e exótica, a ave desperta o interesse de muitos pesquisadores e observadores, inclusive de fora do Brasil, e é aí que o Lourinho guia entra em campo, e em ação. Ele é especialista no assunto.
Apaixonado pela natureza, sendo a arara azul de lear a sua maior paixão, Lourinho Reis também é um defensor da preservação ambiental. Ele acredita, defende e atua na convivência harmoniosa entre o homem e a natureza, e é daí que surge, também, o seu trabalho artesanal de forma sustentável. “O meu trabalho artesanal está diretamente ligado a um conceito de valorização da avifauna da caatinga. Ele é considerado sustentável porque faço reaproveitamento de madeira morta e há mais de 20 anos que a uso como matéria-prima para entalhe e transformo em peças de arte”, explica o artista.
Para conhecer o trabalho dele, visite a Casa da Cultura de Euclides da Cunha nos dias 10 e 11 de dezembro. No primeiro dia, sábado, a exposição será das 10h às 20h. No segundo dia, domingo, das 14h às 20h. Confira abaixo a programação completa da Mostra de Arte Aldir Blanc. A entrada é gratuita.
PROGRAMAÇÃO
10/DEZ (sábado)
0h às 18h - Exposição
Apresentações:
9h – Confecção de biojoias e manejo de barro – Mel do Cumbe
19h15 – João Hebert (artista convidado)
19h30 - Exposição de Artesanato Sustentável – Lourinho Reis
19h45 – Sopro do Cumbe - Vinícius Damasceno
20h – Cia. Teatral Farinha Seca – Marias do Angico
11/DEZ (domingo)
4h às 18h - Exposição
Apresentações:
9h – Tendinha Cultural - Coisas da Gente (Um Passeio Cultural pelo Nordeste)
19h15 - Projeto SerTão Cenários que viram Arte - Cláudia Bitencourt
19h30 - Um sopro do Cumbe - Vinicius
20h - Cia. Teatral farinha Seca – Marias do Angico
Por Retratos e Fatos