Foto: Euclidesdacunha.com
Criada no ano de 1917 para comemorar as conquistas e lutas das mulheres, o dia 8 de março é uma das datas mais importantes do calendário global por ser um marco para o fortalecimento da luta pelo direito das mulheres e por uma sociedade justa e igualitária. Mas você sabe a história por trás da criação desta data? Venha conhecer o surgimento da data.
Apesar das lutas por reconhecimento do gênero feminino só terem sido reconhecidas na década de 10, é desde a idade média que as mulheres lutam e buscam por igualdade de justiça, levando ao surgimento de movimentos contrários, como a Caça às Bruxas, movimento religioso responsável pela morte de mais de 100 mil mulheres, promovido pelos inquisidores alemães Heinrich Kramer e James Sprenger com seu livro “O martelo das Feiticeiras”, que foi usado como manual para caçar mulheres que “fugiam do padrão de sexo frágil”, onde alegavam que as mesmas estavam sob influência do diabo.
Mas afinal, por que a escolha do dia 8 de Março? Existe diferentes versões sobre a origem, alguns pesquisadores acreditam que foi no século XIX, nas primeiras etapas da Revolução Industrial, já outros alegam que foi no surgimento do Revolução Russa em 1917, com passeatas de milhares de mulheres no dia 8 de março.
A versão mais aceita e conhecida é o histórico incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company, em Nova York no ano de 1911, com a morte de 129 mulheres. A fábrica era conhecida pelas greves realizadas pelas trabalhadoras que pediam o voto feminino e melhores condições de trabalho e segurança, pois a fábrica tinha altos riscos de incêndio por causa da presença de tecidos inflamáveis.
Até hoje a luta pelos direitos das mulheres continua ativa, reconhecer as lutas e conquistas é fundamental para que a luta por igualdade continue com o passar dos anos. Desejamos um feliz dia das mulheres para todas as guerreiras Euclidenses, que são exemplo de sucesso.
Por Euclidesdacunha.com