Foto: Euclidesdacunha.com
Uma iniciativa gerida pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) da comarca de Euclides da Cunha, com apoio daPrefeitura de Euclides da Cunha, vereadores e empresários locais, o projeto intitulado “Aluno Brilhante” irá premiar estudantes da região que apresentarem bom desempenho escolar ao longo do ano de 2023.
Tendo sido lançado no dia 23 de março, no Instituto Federal da Bahia (IFBA), a iniciativa comtemplará alunos do Ensino Fundamental II – 6º e 9º ano – e do Ensino Médio que estudam em escolas municipais ou estaduais.
Para a sua realização, serão realizadas duas fases, onde a primeira será a de inscrição e seleção de dez alunos de cada ano escolar, de cada escola participante, que obtiverem as maiores notas nas avaliações durante o ano letivo de 2023. Já a segunda fase será realizada uma produção escrita, onde o tema será definido pelo Cejusc – Euclides da Cunha. A premiação será entre aos estudantes que obtiverem a maior pontuação no somatório de suas notas, onde serão premiados com notebooks, tablets e dentre outros aparelhos eletrônicos.
A juíza Sirlei Caroline Alves Santos afirma que a proposta da iniciativa é de valorizar estudantes que buscam aprender mais através do sentimento de competitividade, para que elas quando forem entrar no mercado de trabalho ou até mesmo na busca por uma universidade estejam aptas para disputar pelas vagas que desejam.
“Em verdade, nós queremos instigar os estudantes a estudarem de forma mais profunda e estimular a competitividade que é saudável, porque a competitividade existe no mercado de trabalho e na disputa por vagas em uma universidade pública. ”, alega juíza Sirlei Caroline Alves Santos em entrevista ao Euclides da Cunha.com
Outro ponto destacado pela juíza é promoção da inclusão digital na educação dos estudantes. O objetivo dessa inclusão é de dar oportunidade para alunos de comunidades carentes a terem acesso ao material escolar e utilizarem os meios digitais para expandir o conhecimento dos estudantes, pois só a educação transforma e torna a sociedade mais evoluída e fazer com que Euclides da Cunha se destaque nacionalmente no tocante da educação.
“O intuito também é de promover a inclusão digital, principalmente para alunos bons em comunidades carentes, onde através da inclusão digital, o acesso à gama de informações disponíveis na internet e de material para estudar um curso de redação, português, história e dentre outras estará sendo acessado por esses alunos. ”, completa.
Outro ponto destacado na fala da Juíza Sirlei Santosé a utilização de projetos de incentivo a educação ao combate aos recentes casos de violência nas escolas, onde a mesma afirma que projetos como “Aluno Brilhante conseguir cativar a atenção dos estudantes a se dedicarem a melhorar seus conhecimentos, talvez seja possível tirar o foco dos estudantes às recentes demonstrações de violência nas escolas dos últimos dias.
“Se o projeto conseguir despertar a atenção dos estudantes para o objetivo de aperfeiçoar seus estudos, se melhorar como estudante e aprendiz, talvez consigamos tirar o foco da comunidade estudantil do que estamos acompanhando nos últimos dias, que é a violência nas escolas. Tenho a certeza de que se direcionarmos a comunidade estudantil para esse propósito. ”, disse a juíza.
Por fim, a Juíza tem grandes expectativas da participação do estudante euclidense no projeto e espera que o projeto “Aluno Brilhante” possa ser continuado e aprimorado ao longo dos anos.
Por Euclides da Cunha.com | João Pedro