Foto: Reprodução
Uma notícia nada boa pegou dezenas de alunos de surpresa: o Centro Universitário AGES anunciou nesta quarta-feira (21/junho) que está fechando o campus de Tucano.
Segundo estudantes que entraram em contato com Retratos e Fatos, a instituição não comunicou previamente a decisão, e os coordenadores dos cursos de direito e psicologia “abandonaram o barco”, sem se importarem com os desdobramentos do episódio, o que gerou revolta ainda maior entre os acadêmicos.
“Estamos indignados com a falta de comunicação, com o descaso, principalmente porque no início do semestre teve uma conversa e o diretor do campus nos disse para ficarmos tranquilos que não existia essa possibilidade, e agora essa conversa que seria ‘só boatos’ se concretizou e não temos simplesmente explicação nenhuma, só que o campus irá fechar e que os alunos irão terminar seus cursos em uma escola municipal”, desabafa Aritânia Andrade, estudante do 6º semestre de psicologia.
Em comunicado enviado aos alunos, a AGES se refere aos acontecimentos como “novidades importantes” e que “reorganizará suas atividades da unidade de Tucano, que deixará de operar”.
“A sensação que temos é que somos desrespeitados a todo momento, que nunca nos ouviram. É com muito pesar que recebemos essa notícia e ainda buscamos esclarecimentos, pois muitas perguntas não foram respondidas, sequer o motivo do fechamento, e nós, com toda certeza, continuaremos cobrando”, explica Paloma Santos de Abreu, aluna do 6º ano de direito.
No site da instituição, Tucano já não consta mais como opção de campus. A AGES foi inaugurada no município em 2018. Nós tentamos conseguir uma declaração com a AGES durante toda a manhã desta quinta-feira, mas sem sucesso até a publicação da matéria.
NOTA DA AGES – Enviada às 19h18 do dia 22/junho
A Ages está reorganizando a sua operação e, a partir do próximo semestre, migrará as atividades do campus Tucano para o campus Paripiranga, na Bahia.
A decisão provém de uma análise profunda acerca de diversos aspectos que consideram principalmente uma organização que proporcione a vivência acadêmica ainda mais completa. Tão logo a decisão foi tomada toda a comunidade acadêmica foi comunicada.
Para a Ages, a qualidade de ensino é uma diretriz inquestionável e as movimentações realizadas não colocam em risco este requisito.
Por Retratos e Fatos