Foto: Davi Corrêa
Os funcionários de 21 empresas brasileiras vão passar a trabalhar quatro dias por semana, sem redução de salário. O projeto-piloto da Semana de 4 Dias (4 Day Week Brazil) começa a fase de planejamento no próximo dia 5 de setembro e, a partir de novembro, a prática, com previsão de término em abril de 2024.
O modelo que será testado reduz a carga horária de 40 para 32 horas semanais sem alteração de salário, segundo a organização 4 Day Week Global.
Hospital, empresa de arquitetura, hotelaria, consultoria de recrutamento, alimentos, varejo, entretenimento e plataformas de tecnologia e inovação são alguns dos segmentos das companhias que se inscreveram até agora.
O projeto é conduzido pela consultoria de felicidade corporativa Reconnect Happiness at Work e pela 4 Day Week Global, em parceria com pesquisadores da Universidade Cambridge e do Boston College.
A maioria das empresas que se inscreveram no Brasil é de pequeno e médio porte, de dez a cem funcionários. Outras variam de 200 a mil funcionários. Com exceção de duas organizações do Sul, todas ficam na região Sudeste.
Por R7