https://public-rf-upload.minhawebradio.net/16127/slider/a18dd5e2e8431febee36038ab6d25e69.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/16127/slider/31772cb2dea313e53df314d5a941d8f2.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/16127/slider/63f019fa8594f83f96292fd9ac7db62c.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/16127/slider/3e2ad0760843e5f7ec3e9dd921130200.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/16127/slider/27e8b32891874bf3776411dc4618127f.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/16127/slider/fd912451e7418a306391db95b0b08db2.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/16127/slider/f395334ed116253810df5e070638d104.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/16127/slider/9978519f3b1fa23f949ead5ef6cdb9e5.jpg
CrowdStrike e Microsoft: entenda a interrupção cibernética que afetou o mundo nesta sexta
Geral
Publicado em 19/07/2024

Foto: Saeed Khan / AFP

O mundo ainda enfrenta uma interrupção cibernética global na manhã desta sexta-feira (19) causada por uma falha em um dos sistemas de segurança da empresa norte-americana CrowdStrike. A companhia informou que a ferramenta chamada Falcon, usada para detectar e monitorar possíveis invasões (ações hackers), teve uma falha na atualização de software.

 

Um dos clientes impactados pela companhia foi a Microsoft, que teve todos os seus serviços interrompidos. Usuários em todo o mundo relataram nas redes sociais que ao ligar o computador, as ferramentas da Microsoft apresentaram falhas ou computadores travaram, com "tela azul da morte".

 

Isso se deu porque a Microsoft, tem um sistema de computação em nuvem chamado Azure, que usa o sistema Falcon. Os aplicativos Teams, PowerBI e Fabric, por exemplom apresentavam instabilidade até a última atualização desta reportagem.

 

O site Downdetector, que acusa problemas em canais digitais, apontou que reclamações foram registradas em aplicativos da Microsoft principalmente na noite de quinta-feira (18).

 

Ao longo desta manhã, a Microsoft informou que seguintes serviços afetados já voltaram a operar:

  • Microsoft Defender;
  • Microsoft Defender para Endpoint;
  • Microsoft Intune;
  • Microsoft OneNote;
  • OneDrive;
  • SharePoint Online;
  • Windows 365;
  • Viva Engage

 

"Os clientes que continuam tendo problemas devem entrar em contato com a CrowdStrike para obter assistência adicional", informou a Microsoft.

 

Porém, segundo a agência de notícias Reuters, qualquer cliente que ligar para a companhia ouvirá a seguinte mensagem: "obrigado por entrar em contato com o suporte da Crowdstrike. Estamos cientes dos relatos de falhas".

 

O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, disse no X que "a CrowdStrike está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows. Os hosts Mac e Linux não são afetados. Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada".

Por G1 Globo

 

Comentários