Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Cada vez mais pessoas aderem ao comércio eletrônico. É que, no dia a dia, as compras pela internet facilitam a vida de quem não tem tempo para ir ao comércio. Mas, é preciso ter muito cuidado: tem golpe novo na praça.
Os Correios já publicaram uma nota de advertência para que os consumidores se previnam. A nota alerta que os golpistas espalham mensagens falsas com o nome e a marca da empresa de forma indevida, para iludir o consumidor. Até a identidade visual da página é parecida com a dos Correios.
Na rede social X, o antigo Twitter, tem diversos relatos sobre o golpe, principalmente de São Paulo.
Funciona assim: uma mensagem chega ao celular informando que tem atualizações sobre um pacote, que foi taxado e ainda aguarda pagamento para ser retirado. Aí, é disponibilizado um link que parece ser da própria agência, como, por exemplo, "pedidocorreios.online". Mas, na verdade, é de uma taxa alfandegária que não existe.
A radialista Rosimeire Rodrigues, de São Paulo, recebeu uma suposta mensagem dos Correios, mas escapou de ser lesada. “Recebi um SMS dizendo que eu tinha uma encomenda retida e deveria pagar uma taxa para liberar a entrega. Achei muito estranho, porque não tinha comprado nada de fora, então pesquisei e não cliquei no link”.
A dica é a seguinte: não paguem nada. O ideal é baixar o aplicativo dos Correios para acompanhar as entregas. Lá, é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação.
Por Agência Brasil