https://public-rf-upload.minhawebradio.net/16127/slider/a18dd5e2e8431febee36038ab6d25e69.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/16127/slider/31772cb2dea313e53df314d5a941d8f2.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/16127/slider/63f019fa8594f83f96292fd9ac7db62c.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/16127/slider/3e2ad0760843e5f7ec3e9dd921130200.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/16127/slider/27e8b32891874bf3776411dc4618127f.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/16127/slider/fd912451e7418a306391db95b0b08db2.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/16127/slider/f395334ed116253810df5e070638d104.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/16127/slider/9978519f3b1fa23f949ead5ef6cdb9e5.jpg
Educação recebe novas diretrizes para atendimento de crianças com autismo no Brasil
Educação
Publicado em 14/11/2024

Foto: Reprodução Voz da Bahia

O ministro da Educação, Camilo Santana, homologou nesta quarta-feira (13) um parecer que estabelece novas diretrizes para a educação de crianças com autismo em redes de ensino públicas e privadas do Brasil. O documento tem caráter consultivo, mas sua adoção é amplamente recomendada para guiar práticas pedagógicas inclusivas nos sistemas educacionais.

 

O parecer destaca a necessidade de elaborar um estudo de caso para cada estudante com autismo. Esse estudo funcionará como um diagnóstico detalhado, avaliando a adaptação do aluno à escola, suas interações com colegas e professores, além da relação com a família. O texto também especifica perguntas que devem ser respondidas, como: “O aluno gosta da escola?” e “Ele tem amigos?”.

 

A partir desse diagnóstico, serão desenvolvidos dois documentos fundamentais: o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) e o Plano Educacional Individualizado (PEI). Esses planos, já comuns em sistemas educacionais de outros países, são novidades no Brasil e visam atender às necessidades específicas de cada aluno, oferecendo suporte adequado para o desenvolvimento escolar.

 

As novas diretrizes têm como objetivo proporcionar um ensino mais inclusivo e personalizado, facilitando a inserção de crianças com autismo em ambientes escolares e garantindo que elas tenham um acompanhamento especializado que respeite suas particularidades.

Por Voz da Bahia

Comentários