Mais de 260 mil pessoas na Bahia correm o risco de ter a inscrição eleitoral cancelada por não votarem, não justificarem a ausência às urnas e não quitarem multas nas três últimas eleições consecutivas. Os dados foram divulgados pelo portal de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os eleitores que se encontram nessa situação têm até o dia 19 de maio de 2025 para regularizar o título e evitar o cancelamento.
Entre os municípios com maior número de eleitores em risco estão Salvador, com 62.128 registros; Feira de Santana, com 9.601; Vitória da Conquista, com 7.503; e Camaçari, com 5.924.
A consulta da situação eleitoral pode ser feita no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), pelo aplicativo e-Título, disponível gratuitamente para Android e iOS, ou ainda pelo telefone (71) 3373-7000. O atendimento presencial está disponível nos cartórios eleitorais e postos da Justiça Eleitoral.
Quem identificar pendências, como débitos por ausência às urnas ou convocação para trabalhos eleitorais, deve primeiro quitar as multas por meio do Autoatendimento Eleitoral. Após o pagamento, será possível concluir a regularização.
Também é possível regularizar a situação de forma presencial no TRE-BA, nos Cartórios Eleitorais, nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e na Central de Atendimento ao Público, na sede do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
O cancelamento do título eleitoral impede, entre outras consequências, a inscrição em concursos públicos, a posse em cargos públicos, o recebimento de salários ou proventos de empregos públicos, a emissão de passaporte e carteira de identidade (exceto para quem esteja no exterior), além da renovação de matrícula em instituições de ensino oficiais ou fiscalizadas pelo governo.
Por Voz da Bahia